Tradutor

06/08/2017

Cultivo Biodinâmico

e o Legado de Rudolf Steiner

A agricultura biodinâmica é uma abordagem espiritual-ético-ecológica para a agricultura, inicialmente desenvolvida pelo estudioso austríaco Rudolf Steiner, Ph.D., (1861-1925). É uma abordagem que pode fornecer colheitas bem superiores em comparação com a agricultura convencional baseada em produtos químicos, enquanto simultaneamente cura a Terra.

A agricultura biodinâmica não só proporciona colheitas superiores em volume e aumento da densidade de nutrientes, mas as fazendas biodinâmicas também são completamente auto sustentáveis. Conforme observado no filme, “O Desafio de Rudolf Steiner”, a sustentabilidade, a independência pessoal e a liberdade que a sustentabilidade fornece, foram incrivelmente importantes para Steiner.

Parte 1.

Parte 2.

É um filme longo, mais de três horas, mas se você tem interesse na agricultura biodinâmica ou na cosmovisão de Steiner em geral, vale a pena assistir. Ele ensinou que existe uma força invisível que auxilia e sustenta a humanidade, e a agricultura biodinâmica usa uma grande variedade de influências, incluindo influências planetárias e fases da lua.
A agricultura regenerativa tem sido uma das minhas paixões nos últimos anos, eu li muitos livros e entrevistei muitos especialistas nesta área. Ao longo destes últimos anos, testei uma série de estratégias diferentes para melhorar o crescimento das plantas, como o chá de compostagem com vórtice, pó de pedra, água estruturada magnética, minerais iônicos oceânicos, biochar, muitos tipos de pulverizadores foliares e molho de madeira .

O Legado de Steiner Vive

Steiner teve uma influência profunda, deixando uma marca indelével no mundo. Profundamente prolífico, seus trabalhos completos preenchem mais de 330 livros, muitos dos quais agora estão disponíveis on-line em alemão e inglês.
Steiner era um cientista treinado e um filósofo respeitado, um verdadeiro eclético e visionário muito além do seu tempo. Suas obras volumosas abrangem uma ampla gama de tópicos, de “The Mysteries of Antiquity” e escritos sobre Nietzsche e Goethe, “The Philosophy of Freedom” e “Spirit and Matter” para o “Birth of the Biodynamic Method”.
Ele escreveu sobre economia, política, arte, arquitetura, drama, discurso terapêutico, epistemologia, religião, ciência, medicina, educação e muito mais. Você poderia passar a vida inteira estudando o seu trabalho, muitos dos quais são detalhados neste filme de duas partes.

Educação – A Maneira Steiner

Além da agricultura, Steiner teve um profundo interesse na educação inicial, e seus princípios estão vivos e bastante utilizados até hoje. Somente no Reino Unido existem mais de três dezenas de academias Steiner de aprendizado e o mundo natural, incluindo habilidades agrícolas, que é parte integrante do currículo.
As academias de jardim de infância Steiner “fornecem ambientes” sem pressa e criativos “para o aprendizado”, escreveu “The Guardian” em 2012. Trevor Mepham, diretor da “Steiner Academy Hereford”, disse ao jornal: “É sobre manter a vitalidade, o frescor e o olho brilhando. Eu penso que é de senso comum. Só que no entanto, estamos tentando fazer isto como uma forma de curso”.
“Há algo inegavelmente saudável sobre a abordagem Steiner”, observa o “The Guardian”. “Em uma época em que as crianças são adeptas do uso de celulares, a idéia de crianças construindo abrigos na floresta é profundamente atraente para os pais. O acesso à televisão é restrito, conforme o acordo escolar com os pais, as crianças não devem assistir TV antes dos 8 anos de idade.
Não existe uniforme. As crianças usam moletons e calças resistentes, a cantina serve principalmente comida vegetariana. Um curry de vegetais caseiro temperado com sementes de mostarda era o prato do dia quando eu fiz minha visita…
“Como seres humanos, temos uma relação estreita e importante com o mundo natural. Só fingimos que precisamos de aparelhos e tecnologia, que nos fazem perder uma parte muito vital do aprendizado”, diz Mepham. “Especialmente quando as crianças são jovens, precisamos tentar fomentar nelas um interesse e um senso de indagação e esperança sobre o mundo natural”.

Cultivo Biodinâmico e Reverência à Natureza

A agricultura biodinâmica é talvez a área onde seu legado vive mais forte. Em 1924, devido à demanda popular, Steiner ofereceu um curso de agricultura em Koberwitz, uma pequena aldeia no que é agora a Polônia.
O curso consistiu de oito palestras e cinco discussões, agora disponíveis no livro “Agriculture: Spiritual Foundations for the Renewal of Agriculture”, que até hoje serve de base à agricultura biodinâmica em todos os lugares. Seu curso também está disponível gratuitamente online. Conforme observado pela Associação Biodinâmica:
Steiner foi uma das primeiras figuras públicas a alertar que o uso generalizado de fertilizantes químicos levaria ao declínio da saúde do solo, plantas e animais e a subsequente desvitalização dos alimentos. Ele também foi o primeiro a trazer a perspectiva da fazenda como um organismo único e auto sustentável que prospera através da biodiversidade, a integração das culturas e o gado e a criação de um sistema de circuito fechado de fertilidade”.
Em 1923, ele também previu que, em 80 a 100 anos, as populações de abelhas entrariam em colapso, uma previsão cumprida com o surgimento repentino do transtorno do colapso das colônias, que pode ser rastreado até o uso de pesticidas tóxicos e herbicidas (Roundap/Monsanto).
Como apenas um dos muitos exemplos da abordagem abrangente da Steiner para a agricultura, os agricultores biodinâmicos não cortam os chifres de suas vacas, pois os chifres do animal são um órgão sensorial primário e existe uma relação inter-relacionada complexa entre os chifres e o sistema digestivo do animal.

Por Que é Necessário Reformular o Modelo Agrícola ?

Vivemos em um mundo cada vez mais tóxico, e de acordo com uma grande variedade de cientistas, não vamos manter mais do que 50 a 60 anos de negócios, como de costume, antes de chegar a um ponto em que a natureza não nos manterá mais em frente, Seja com água, ar ou qualidade do solo. De fato, a segurança alimentar não é mais uma coisa garantida, mesmo que você tenha muitas terras disponíveis, e é por isso que:
A escassez de água está piorando com os aquíferos sendo drenados mais rapidamente do que eles podem ser recarregados
Um terço dos maiores aquíferos subterrâneos já estão em fase de esgotamento, com três dos aquíferos mais esgotados localizados em áreas onde as tensões políticas já estão em alta. Para dar uma ideia de quão rápido as águas subterrâneas estão sendo esgotadas, considere o que está acontecendo No Aquífero de High Plains (também conhecido como Ogallala) no Centro-Oeste americano.
O nível da água tem baixado em uma média de 1,8 m por ano, enquanto a taxa de recarga natural é de 1 polegada ou menos. Quando este aquífero estiver esgotado muitos outros poços na área já estarão secos, 20 por cento da produção de milho, trigo e gado dos EUA estará perdida por falta de irrigação e água para os animais.

A Erosão e a Degradação do Solo Estão Piorando Rapidamente

Em uma entrevista na “Time Magazine” em 2012, o professor John Crawford da Universidade de Sydney observou que cerca de 40% dos solos agrícolas em todo o mundo atualmente são classificados como degradados ou seriamente degradados. “Seriamente degradado” significa que 70 por cento da camada superficial (a camada de solo em que as plantas crescem) já desapareceu.
O motivo da erosão e degradação são métodos agrícolas que eliminam o carbono do solo e destroem o equilíbrio microbiano no solo, responsável pela nutrição e crescimento das plantas. Atualmente, a camada superficial do solo está sendo perdida 10 a 40 vezes mais rápido do que a natureza pode regenerar e reabastecer naturalmente.

A Poluição da Água Está Piorando

As preciosas fontes de água também estão ameaçadas pela poluição de fazendas de monocultura em larga escala e operações concentradas de alimentação de animais. Segundo um relatório da “Environment America”, o agronegócio corporativo é “uma das maiores ameaças para as vias navegáveis da América”. A “Tyson Foods Inc” foi considerada a pior, liberando 104,4 milhões de quilos de poluentes tóxicos nas vias navegáveis entre 2010 e 2014.
Os pesquisadores alertaram que muitos lagos em todo o mundo estão em grave risco de escoamento de fertilizantes que alimentam algas azuis-verdes nocivas (cianobactérias) que uma vez estabelecidas, é muito mais difícil se livrar delas do que se pensava anteriormente. A resposta, de acordo com os autores deste estudo, é uma melhor gestão do uso da terra que aborda o escoamento do fertilizante. Também são recomendadas reduções radicais no uso de fertilizantes.

A Poluição do ar Está Piorando

Os cientistas declararam a agricultura e os fertilizantes como a principal causa de poluição atmosférica em partículas em grande parte dos EUA, China, Rússia e Europa hoje, especificamente o componente de nitrogênio dos fertilizantes. Os alimentos industriais e a agricultura também liberam quantidades perigosas de gases, dióxido de carbono, metano e óxido nitroso.
Enquanto isto, a Organização Mundial de Saúde adverte que 25 por cento de todas as mortes em todo o mundo são atribuíveis à poluição ambiental, sendo a poluição do ar uma das mais significativas.
A desertificação está se acelerando
A Terra está se transformando em deserto em um ritmo veloz e, com isso, estamos perdendo a biodiversidade da vida vegetal e animal.

A Agricultura Biodinâmica é Parte da Resposta

A agricultura biodinâmica aborda todos esses problemas e muito mais. A boa notícia é que a agricultura biodinâmica está aumentando, ganhando popularidade entre os agricultores mais jovens, mesmo as pessoas que não têm um passado familiar na agricultura. John Chester, por exemplo, era cineasta antes de deixar Hollywood para viver em uma fazenda de 213 hectares em Moorpark, Califórnia. “The Guardian” escreveu:
“…Chester vive na [Apricot Lane Farms] com sua esposa, Molly. O casal cultiva 100 diferentes tipos de vegetais, 75 variedades de frutas e inúmeros animais: gado escocês, porcos, galinhas, ovelhas, patos, cavalos e cães de pastoreio de gado. No ano passado, a Apricot Lane Farms foi reconhecida pela “National Wild life Federation” e pela “North American Butterfly Association” por apoiarem totalmente a vida selvagem, não é um reconhecimento tipicamente entregue às fazendas”.
No ano passado, a agricultura biodinâmica nos EUA aumentou 16 por cento, somando quase 21.800 acres na sua base. Para avaliar o impacto dos métodos biodinâmicos sobre a qualidade do solo, a “Demeter USA”, um certificador sem fins lucrativos de bens biodinâmicos começou a coletar amostras da camada superficial das fazendas dos participantes. Posteriormente, isto disponibilizará informações sobre a rapidez com que a qualidade do solo pode ser melhorada.
A co-diretora do Demeter, Elizabeth Candelario, disse ao “The Guardian”: “Isto proporcionará uma ferramenta para os agricultores que continuam a se concentrar na construção de um solo saudável e dar voz e poder sobre o papel da agricultura biodinâmica na mitigação dos impactos das mudanças climáticas”.

Influências Cósmicas

O que diferencia a agricultura biodinâmica da agricultura orgânica são os princípios que envolvem as forças cosmológicas, como levar em conta as fases da lua e os ciclos planetários no plantio e colheita. Cada um dos 12 signos do zodíaco está associado a uma qualidade específica. Como explicado por Tony Carlton no filme, as quatro principais qualidades ou energias com que os agricultores trabalham são terra, luz, água e calor. Os signos do zodíaco também se dividem em quatro elementos diferentes: signos da terra, signos do ar, signos da água e signos do fogo.
Durante a influência de um signo da terra, você planta vegetais de raiz, pois o elemento astrológico da terra corresponde às raízes da planta. Os signos da Terra são: Touro (20 de abril a 20 de maio), Virgem (23 de agosto a 22 de setembro) e Capricórnio (22 de dezembro a 19 de janeiro)Durante os signos da água, você planta folhas verdes (elemento da água). Os signos da água são: Câncer (21 de junho a 22 de julho), Escorpião (23 de outubro a 21 de novembro) e Peixes (19 de fevereiro a 20 de março). Os signos do ar exigem o plantio de plantas com flores (elemento luz). Os signos do ar são: Gêmeos (21 de maio a 20 de junho), Libra (23 de setembro a 22 de outubro) e Aquário (20 de janeiro a 18 de fevereiro). Os signos do fogo exigem o plantio de frutas (o elemento de calor). Os signos do fogo são: Áries (21 de março a 19 de abril), Leo (23 de julho a 22 de agosto) e Sagitário (22 de novembro a 21 de dezembro)
Para recapitular, os quatro elementos: terra, água, ar e fogo correspondem ao reino vegetal de raiz, folha, flor e fruta. Por exemplo, a alface cresce bem sob a influência de Peixes, mas o feijão não. Os feijões preferem a influência de Áries. Se você plantar feijões durante o mês de Peixes, a planta dificilmente crescerá, até que Aries venha, tempo em que ela realmente começará a crescer.
Isso se traduz em fases da Lua também. Por exemplo, quando a Lua está em Aries, um signo de fogo, você deve plantar plantas frutíferas, como cerejas. Quando a Lua está em Touro, um signo da terra, plante cenouras e outros vegetais de raiz. Como a Lua se move rapidamente através de cada signo, ela mudará de signos a cada dois dias ou mais. Para um guia de plantação baseado em fases da lua, veja “The Gardeners Calendar”.

Biodinâmica é Orgânico e Regenerativo

A agricultura biodinâmica também difere um pouco da forma como os agricultores são certificados. Enquanto um fazendeiro orgânico pode separar cerca de 10% da fazenda para o cultivo de produtos orgânicos certificados, para ser certificado como agricultor biodinâmico, toda sua fazenda deve ser biodinâmica. Além disso, a certificação biodinâmica também exige que 10% da terra seja dedicada ao aumento da biodiversidade, como floresta, zonas úmidas ou viveiro de insetos. Conforme observado por Lauren Mazzo, que escreveu para “Shape Magazine”:
“No final, eles estão querendo eliminar o material assustador da nossa comida. Uma certificação orgânica significa que não há fertilizantes sintéticos, lodo de esgoto, irradiação ou engenharia genética utilizados nos alimentos, e os animais da fazenda devem ser alimentados com alimentos orgânicos, etc”.
“A biodinâmica inclui estas diretrizes, além de tornar a fazenda ainda mais auto suficiente. Por exemplo, em vez de simplesmente exigir alimentos orgânicos para os animais, a maior parte do alimento deve se originar de outros processos e recursos da própria fazenda”.
A agricultura biodinâmica também possui a maioria ou todas as características associadas à agricultura regenerativa, como rotação de culturas, culturas de cobertura e assim por diante. Embora não use fertilizantes sintéticos ou pesticidas ou herbicidas, Steiner criou uma série de preparações muito específicas feitas de ervas, minerais e estrume, que são adicionadas à compostagem ou pulverizadas nos campos.
Um destes preparativos envolve embalar estrume em um chifre de vaca e enterrá-lo no subsolo durante o inverno. Na primavera, o conteúdo do chifre é raspado, misturado com água e aplicado como tratamento do solo para estimular o crescimento radicular. Outro procedimento envolve a embalagem de sílica em um chifre de vaca e enterrá-lo durante o verão.

Você é o Que Você Come

Segundo Steiner, o ser humano é um microcosmo do macrocosmo. Certamente, é verdade que a biosfera que é a Terra, está intrinsecamente conectada com as bactérias mais ínfimas do solo em todo o caminho até o corpo humano, ela contém 10 vezes mais bactérias e outros microrganismos do que as células humanas. O que nos separa da microbiologia no solo, pode-se dizer, é meramente escala e percepção.
Com isso em mente, não podemos ignorar a saúde do solo, plantas e insetos, pois nossa saúde depende deles. Enquanto poucos são chamados para se tornar agricultores em tempo integral, a maioria das pessoas podem cultivar alguns de seus próprios alimentos, mesmo que sejam apenas algumas ervas ou brotos, que requerem pouco espaço e manutenção.
Mesmo que você não faça essas coisas, pode ajudar a orientar agrícultores para sistemas mais seguros e sustentáveis, apoiando seus agricultores locais e escolhendo alimentos frescos e cultivados localmente.
©Dr. Mercola
Origem: transients.info
Tradução e Divulgação: A Luz é Invencível


Postagens mais visitadas no mês

Postagens mais visitadas

Pesquisar por assunto