8 de jul de 2017

Saúde: Ovos

Por muito tempo, os ovos foram considerados insalubres, e muitos acreditam que o alto consumo pode aumentar o colesterol. Mas estudos recentes revelaram que os ovos são incrivelmente saudáveis para você e que a dose ideal não é apenas um ovo por dia, mas, possivelmente, dois ou três. Confira a seguir os benefícios que o consumo correto de ovos pode trazer à sua saúde:

1. Seu cérebro está sob a proteção de colina

A colina é uma vitamina de extrema importância na formação do cérebro. Comer dois ovos por dia garante que seu corpo receba bastante desse nutriente, o que é essencial, pois a deficiência de colina no cérebro pode causar diminuição de memória. 

2. A visão é preservada graças à luteína

Novas pesquisas revelam que os ovos são ricos em luteína – a substância responsável pela visão. A falta de luteína pode resultar em mudanças destrutivas no tecido ocular, fazendo com que a visão se deteriore irreversivelmente.

3. A vitamina D ajuda o corpo na absorção de cálcio.

A quantidade de vitamina D encontrada no ovo é a mesma que a de uma colher de sopa de óleo de peixe. Os suplementos especiais para a alimentação de frangos também aumentarão o teor de vitamina D em seus ovos. A vitamina D também é responsável por permitir que o corpo absorva melhor o cálcio, fortalecendo seus ossos e dentes.

4. Os ovos são ricos em vitamina B, que protege a pele, os cabelos e o fígado

Biotina, vitamina B12 e proteínas nutrientes digeríveis contribuem para o fortalecimento do cabelo e da pele. Os ovos de galinha também contêm fosfolipídios, que promovem a eliminação de toxinas do fígado.

5. Diminuição no risco de doenças cardiovasculares

Os ovos já foram considerados fatores essenciais no aumento de colesterol. No entanto, o colesterol encontrado nos ovos está cheio de fosfatídeos, o que significa que não é prejudicial à nossa saúde. Também inibe a própria produção de colesterol no corpo e, além disso, os ovos contêm ácidos ômega 3, que reduzem os níveis de triglicerídeos, diminuindo assim o risco de doenças cardiovasculares.

6. Os ovos ajudam na perda de peso.

Se você combinar uma dieta de baixo consumo de calorias à ingestão de ovos no café da manhã, por exemplo, é provável que você perca peso duas vezes mais rápido. Ter um café da manhã reforçado te ajudará a diminuir a quantidade de comida que você consome no resto do dia.

7. Diminui o risco de câncer.

A colina, um componente necessário na saúde do cérebro, também ajuda a reduzir o risco de câncer. Um estudo realizado em mulheres, mostrou que, durante a adolescência, aquelas que consumiram ovos apresentaram menor risco de desenvolver câncer de mama em até 18%.

8. Ovos são essenciais durante a gravidez. 

Os ovos são ricos em vitamina B9 e ácido fólico. Com sua ajuda, formam-se os glóbulos vermelhos e o tubo neural do feto. O ácido fólico também ajuda a aumentar a capacidade mental da criança.

9. Ajuda a retardar o envelhecimento.

De acordo com pesquisas realizadas por cientistas holandeses, 87% das mulheres com idades entre 35 e 40 anos apresentaram menor número de manchas da idade e pele menos enrugada. Também foi visto que, nos homens, as rugas em torno dos olhos eram visivelmente mais suaves.

Fonte: Revista Saúde.

Pesquise no Site por Assunto

AS 10 MAIS DO MÊS