Tradutor

14/04/2023

EFT: CHAVES PARA O AUTOCONHECIMENTO E A CURA.

“A CHAVE DE TODAS AS EMOÇÕES NEGATIVAS É UMA INTERRUPÇÃO NO FLUXO ENERGÉTICO DO CORPO”~Por Gary Craig-Técnicas de Libertação Emocional
EFT

“A CHAVE DE TODAS AS EMOÇÕES NEGATIVAS É UMA INTERRUPÇÃO NO FLUXO ENERGÉTICO DO CORPO”~Por Gary Craig-Técnicas de Libertação Emocional


EFT é um método terapêutico que pode ser  auto aplicado e que foi criado para eliminar as intensidades emocionais negativas que criam sintomas e incômodos, nos impedindo de viver com saúde, qualidade de vida, harmonia e paz interior.EFT é uma versão da acupuntura, mas sem agulhas, que se difundiu pelo mundo todo. Traduzido para mais de 23 línguas, já ajudou milhões de pessoas a mudarem suas vidas. Funciona onde se tem a impressão que nada mais vai funcionar. Admiráveis resultados em casos de dor, doenças físicas, perturbações emocionais graves e bloqueios de desempenho num tempo menor que as terapias convencionais.

ASSISTA O VÍDEO DE APRESENTAÇÃO COM GARY CRAIG


Imagine que cada uma de suas emoções negativas ou eventos específicos seja uma árvore em uma floresta de auto-imagem negativa. Elas podem ter origem em coisas de seu passado, como rejeições, abuso, fracassos, medos, culpas, etc. Pode haver centenas delas, e a floresta pode ser tão densa que se parece com uma selva. Porém, vamos supor que haja 100 árvores doentes em sua selva de auto-imagem. Se você for cortar uma árvore (neutralizando-a com EFT) ainda sobrarão 99. Ainda que você já possa sentir um alívio emocional muito bem-vindo por ter removido aquela árvore, você ainda não clareou muito essa selva de auto-imagem. Mas o que aconteceria se você fosse cortar uma árvore por dia ? Gradativamente, a selva iria se clarear e ir virando uma floresta. Você teria mais espaço para mover-se nela, e seria um lugar mais claro para se morar.

Felizmente, você não vai ter que cortar todas as 100 árvores para chegar a esse resultado. Isto porque ao utilizar EFT para neutralizar algumas emoções negativas de um certo tipo, o efeito tende a generalizar-se sobre as restantes emoções negativas do mesmo tipo. Por exemplo, suponha que em sua floresta você tenha um conjunto de 10 árvores chamadas “experiências abusivas”. Identifique a maior árvore (emoção mais intensa) desse conjunto e corte-a com EFT. Uma vez que você tenha cortado 3 ou 4 delas, você descobrirá que as outras 7 ou 6 cairão por si mesmas. Equilibrando o sistema energético para algumas árvores, o efeito se estende para outras árvores do mesmo tipo. Você então repetirá esse mesmo procedimento com outros conjuntos de árvores, que podem ter o nome de “fracassos”, ou “rejeições”, e obter o mesmo efeito de generalização. Desta forma, a floresta de 100 árvores pode estar clara e limpa após ter cortado aproximadamente 30 árvores.

Nossos corpos possuem uma natureza profundamente elétrica. Qualquer curso de anatomia para iniciantes trata disso. Esfregue seu pé num carpete e, em seguida, toque qualquer coisa feita de metal. Às vezes dá até para ver a energia estática que é descarregada pela ponta de seus dedos. Isto não aconteceria caso seu corpo não tivesse ele mesmo uma natureza elétrica. Se você tocar um forno quente, você sentirá a dor de imediato, porque ela é transmitida elétricamente ao longo dos nervos até o cérebro. A dor viaja à velocidade da eletricidade, razão pela qual você a sente de imediato. Mensagens elétricas são constantemente enviadas por dentro de seu corpo a fim de manter o cérebro informado daquilo que ocorre. 

Sem esse fluxo de energia você não seria capaz de ver, ouvir, sentir pelo tato, sentir pelo sabor, e cheirar. Uma outra evidência bastante óbvia da existência de eletricidade (energia) no corpo são o eletroencefalogramas(EEG), e os eletrocardiogramas (EKG). O EEG registra a atividade elétrica do cérebro, e o EKG registra a atividade elétrica do coração. Nossos sistemas elétricos são vitais à nossa saúde física. O que poderia ser mais óbvio ? Quando a energia cessa de fluir…nós morremos. Pergunte ao seu médico sobre isto. Ninguém questiona isto. De fato, civilizações antigas sabiam disso há milênios.


Cerca de 5.000 anos atrás, os chineses descobriram um complexo sistema de circuitos elétricos que atravessam o corpo. Esses circuitos elétricos, ou meridianos como são chamados, são o fator central de práticas de cura orientais, e são a base, hoje em dia, para a acupuntura, a acupressura, e ampla variedade de outras técnicas de cura. Essa energia flui através do corpo e é invisível ao olho. Não pode ser vista a não ser com equipamento de alta tecnologia. Por analogia, você tampouco vê a energia fluindo em seu computador, por exemplo. Você sabe que ela está aí, por seus efeitos. O som e as imagens são a evidência sempre presente que nele existe o fluxo de energia. 

Da mesma forma, EFT lhe dá uma cabal evidência de que há energia fluindo dentro de seu corpo, porque propicia os efeitos que provam que ela está lá. Simplesmente batendo junto aos pontos terminais de seus meridianos de energia, você pode ter mudanças profundas em sua saúde emocional e física. Essas mudanças não ocorreriam se não houvesse um sistema energético. 

A ciência médica ocidental tende a focar a natureza química do corpo, e não prestou muita atenção a esses fluxos de energia sutis, mas poderosos, ao menos até recentemente. Mesmo assim, eles, de fato, existem e estão atraindo a atenção de um número crescente de pesquisadores. Um número crescente de curadores estão encontrando maneiras de usar esse sistema de energia vital para curas físicas. Acupuntura, terapia de massagem e quiropraxia são apenas algumas entre muitas. As prateleiras das livrarias estão repletas de livros sobre técnicas de meridianos de energia para promover boa saúde física.

ASSISTA O VÍDEO COM UMA DEMONSTRAÇÃO DA TÉCNICA.




O QUE É A EMOTIONAL FREEDOM TECHNIQUES-Técnicas de Libertação Emocional-Um auxílio Universal para a Cura-(observe no slide ao lado, quantos autores de renome já atestaram a eficácia da EFT )

Nosso escopo neste texto é o de munir você com uma receita fácil de ser usada para atingir sua liberdade emocional. Ela é chamada de “A Receita Básica”. A receita, naturalmente, possui certos ingredientes que devem ser adicionados numa sequência certa. Se você for assar um bolo, por exemplo, você tem que usar açúcar ao invés de pimenta, e você tem que adicionar o açúcar antes de pôr o bolo no forno. Caso contrário…não há bolo. A “Receita Básica” não é diferente. Cada “ingrediente” deve ser executado exatamente conforme descrito, e deve obedecer à sequência certa. 

Caso contrário, não há resultado. “A Receita Básica” em detalhes, é muito simples e fácil de se fazer. Uma vez memorizada, cada rodada pode ser executada em aproximadamente 1 minuto. Exigirá alguma prática, naturalmente, mas após poucas tentativas tornar-se-á um procedimento familiar, e você “poderá assar seu bolo de libertação emocional dormindo.


“A “Receita Básica” consiste em quatro ingredientes…dois dos quais são idênticos. Eles são:

Aplicando “A Receita Básica”, é algo como jogar boliche. Em boliche, tem uma máquina que levanta os pinos, e os põe enfileirados no lugar certinho. Uma vez que esse “preparo” é feito, a única coisa que você precisa fazer é rolar a bola ao longo da pista para derrubar os pinos. De maneira semelhante, “A Receita Básica” têm uma rotina inicial para preparar seu sistema de energia, como se fosse o conjunto de pinos. Essa rotina (chamada de “Preparo”) é de vital importância a todo o processo e prepara o sistema energético de modo que o resto da “Receita Básica” (a bola) possa fazer o trabalho. Seu sistema energético, naturalmente, não é realmente como um conjunto de pinos. 

É um conjunto de sutis circuitos elétricos. Eu faço essa analogia com o boliche somente para dar-lhe uma noção exata da finalidade do “Preparo”, e da necessidade de garantir que seu sistema energético seja orientado apropriadamente antes de tentar neutralizar seus bloqueios. Seu sistema energético pode estar sujeito á uma forma de interferência elétrica que pode bloquear o efeito neutralizador dos procedimentos de batidas. Quando presente, esse bloqueio de interferência deve ser removido ou “A Receita Básica” não irá funcionar. É a função do “Preparo” removê-lo. 

Tecnicamente falando, o bloqueio de interferência assume a forma de uma reversão de polaridade dentro de seu sistema energético. Isto não é a mesma coisa que a interrupção energética que causa suas emoções negativas. 

Ainda uma outra analogia pode-nos ajudar aqui. Imagine um típico aparelho eletrônico manual como um gravador de bolso. Como todos esses aparelhos ele requer pilhas para funcionar, e, igualmente importante, as pilhas têm que ser instaladas corretamente. Você deve ter observado que as pilhas possuem os símbolos + e – para indicar as polaridades. Se você instala as pilhas conforme indicado pelas instruções na direção correta das marcas + e -, a eletricidade fluirá normalmente e seu gravador funcionará bem. Mas o que acontece se você põe as pilhas em posição errada ? Experimente uma vez. O gravador não funcionará. Reage como se as pilhas tivessem sido removidas. É o que acontece quando há uma reversão de polaridade em seu sistema energético. É como se as pilhas estivessem montadas ao contrário. Não quero dizer que você pára totalmente de funcionar ,como virar-se, deitar-se e morrer ,mas seu progresso de fato fica atolado em certas áreas. Essa reversão de polaridade tem um nome oficial. É chamada de “Reversão Psicológica” e representa uma descoberta fascinante com uma ampla gama de aplicações em todas as áreas de cura e ajuda pessoal.


É a razão pela qual alguns males são crônicos, e respondem mal aos tratamentos convencionais. É também a razão pela qual algumas pessoas têm tanta dificuldade em perder peso ou livrar-se do vício de substâncias que criam dependência. É, literalmente, a causa da auto sabotagem. Por hora, entretanto, necessitamos apenas saber algumas coisas fundamentais sobre a “Reversão Psicológica” que se referem a EFT, e o que é mais importante, como corrigi-la. A “Reversão Psicológica” é causada por um modo de pensar negativo, autodestrutivo, e que muitas vezes ocorre inconscientemente, quer dizer, sem estarmos conscientes. 

Em média, estará presente e por isso atrapalha EFT em aproximadamente em 40 % do tempo. Algumas pessoas têm muito pouco disso (muito raro), enquanto outras são perseguidas por isso o tempo todo (também raro). A maioria das pessoas se enquadra em alguma parte no meio desses dois extremos. Não cria qualquer sentimento ou sensação dentro de você, e assim você não saberá se ela está presente ou não. Até mesmo as pessoas mais positivas estão sujeitas a isto. Quando está presente vai parar qualquer tentativa de cura, inclusive EFT, já desde o início. Por isso, tem que ser corrigida, se o resto da “Receita Básica” tiver que dar resultados.


AS AFIRMAÇÕES PARA NEUTRALIZAR A REVERSÃO PSICOLÓGICA.

Uma vez que a causa da “Reversão Psicológica” envolve o pensamento negativo, não deveria ser surpresa que a correção para ela inclui uma afirmação neutralizadora. É o caso da Receita Básica, e lá vai ela a seguir:

“Apesar de ter esse(a)………………. me aceito profunda e completamente.. A lacuna é preenchida com uma breve descrição do problema que você quer tratar. 

A seguir alguns exemplos: 

  • Apesar de ter esse medo de falar em público, eu me aceito profunda e completamente; 
  • Apesar de ter essa dor de cabeça, eu me aceito profunda e completamente; 
  • Apesar de ter essa raiva do meu pai, eu me aceito profunda e completamente; 
  • Apesar de ter essa lembrança da guerra, eu me aceito profunda e completamente;
  • Apesar de ter essa rigidez em meu pescoço, eu me aceito profunda e completamente; 
  • Apesar de ter esses pesadelos, eu me aceito profunda e completamente;
  • Apesar de ter esse vício de bebidas alcoólicas, eu me aceito profunda e completamente; Apesar de ter esse medo de cobras, eu me aceito profunda e completamente;
  • Apesar de ter essa depressão, eu me aceito profunda e completamente”.

Naturalmente, esta lista é apenas parcial porque os possíveis problemas que podem ser tratados com EFT são inúmeros. 

Poderemos utilizar afirmações como:

“Eu me aceito apesar de ter esse (a) ……”
“Mesmo que tenha esse (a)….. eu me aceito completa e profundamente.” 
“Eu me amo e me aceito apesar de ter esse (a)……” 

Todas essas afirmações estão corretas, porque seguem o mesmo formato essencial. Quer dizer, elas reconhecem e identificam o problema, e criam auto aceitação apesar da existência dele. E isto é o que é necessário para que a afirmação seja eficaz. Você pode utilizar qualquer uma dessas formulações, mas eu sugiro que você utilize a afirmação/padrão recomendada, porque pode ser facilmente guardada na memória, e comprovou ser eficiente na prática. 

Agora temos alguns pontos interessantes a mencionar quanto à afirmação:

1-Não importa se você acredita ou não no que diz na afirmação, simplesmente diga-o.
2-É melhor se você diz a afirmação com sentimento e ênfase, mas dizendo-a de modo mecânico, geralmente, funciona assim mesmo.
3-É melhor dizê-la em voz alta, mas se você se encontrar num ambiente social onde você prefere cochichar ou até falar silenciosamente, pode fazê-lo. Provavelmente vai funcionar assim mesmo.
4-Para aumentar a eficácia da afirmação, o “Preparo” também inclui esfregar, ao mesmo tempo, o chamado “ponto doído”…ou, alternativamente, dar batidinhas no “ponto de golpe de caratê.” 

Vamos descrever ambos a seguir.


O Ponto Doído;- Existem dois “Pontos Doídos”, e não importa qual deles você utiliza. Estão localizados na parte superior esquerda e direita de seu peito, e você os identifica como segue:

Vá até a base da garganta, aproximadamente onde um homem faz o nó da gravata. Tateie nessa área e você encontrará uma junção em forma de “U” no topo de seu esterno (osso do tórax). De cima dessa junção siga com o dedo para baixo em direção a seu umbigo cerca de 7,5 cm e cerca  de 7,5 cm para sua esquerda (ou sua direita). Você deveria estar na parte superior esquerda (ou direita) de seu peito. Se você esfregar vigorosamente naquela(s) área(s) (num raio de 5 cm), você encontrará um “Ponto Doído”. Este é o ponto que você terá que esfregar enquanto disser a afirmação. Esse ponto é doído se você o pressiona vigorosamente, porque aí ocorre uma congestão linfática. Ao esfregá-lo, você dissipa essa congestão. Felizmente, após algumas poucas rodadas, a congestão será toda dissipada, e a dorzinha desaparece. Aí você pode esfregar esse ponto sem o mínimo desconforto. Não quero exagerar a dor que você poderá sentir; Não é que você sentirá uma dor intensa ao esfregar esse “ponto doído”. Será, sem dúvida, uma dorzinha bem suportável, e não deveria, por isso, representar um desconforto notável. Entretanto, se for doer mesmo, alivie um pouco a pressão de seus dedos. 

Também se você tiver feito uma operação naquela área do peito, ou se houver alguma razão médica pela qual você não deveria apalpar naquela área específica do peito, você poderá mudar para o outro lado. Ambos os lados são igualmente eficazes. Em todos os casos, se houver alguma dúvida, consulte seu médico antes de prosseguir…ou então, ao invés dele, esfregue o “ponto de golpe de caratê”.

Mesmo nas mãos de principiantes, que tenham uma relativa proficiência, a “Receita Básica” produz resultados em, aproximadamente, 80 % dos casos, particularmente se aplicada a eventos negativos específicos de sua vida. Essa é uma proporção de sucesso extraordinariamente elevada, e, se houver, são poucas as técnicas convencionais que podem gabar-se de uma proporção de sucesso semelhante. Entretanto, é possível atingir-se uma proporção de sucesso ainda mais alta quando se sabe como lidar com os impedimentos à perfeição. 

Existem quatro desses impedimentos que podem frustrar os resultados com a “Receita Básica”. 

São eles: 

1. Aspectos 
2. Reversão Psicológica 
3. Problema de Respiração de Osso Clavicular 
4. Toxinas Energéticas.

Cada aspecto é, simplesmente, uma nova porção do problema, que precisa ser tratada separadamente para obter-se alívio completo. É tratado com a “Receita Básica” como se fosse um outro problema (o que, de certa forma, é).


ASPECTOS;-VOCE JÁ SE PERGUNTOU PORQUE……

1-Os atletas passam por fases más ? Isto desafia a lógica normal. Não há razão física para que eles se desempenhem tão abaixo de suas capacidades. O atleta é a mesma pessoa altamente treinada, do mesmo modo, antes como depois da má fase. Mas todos os atletas passam muitas vezes por má fase em suas carreiras.

2-Porquê  as dependências são tão difíceis de serem superadas ? Pois, de qualquer modo, o dependente quer livrar-se de seu vício destrutivo. Eles sabem, e, geralmente, admitem, que sua dependência está-lhes custando sua saúde, seus relacionamentos, e até mesmo sua vida ;Mesmo assim, eles continuam com aquilo.

3-Porquê  é tão difícil eliminar a depressão ? É um dos problemas psicológicos mais difíceis de serem tratados. Se a pessoa decide tentar um tratamento de terapia convencional para livrar-se da depressão, via de regra, terá que enfrentar anos de tratamentos, a um custo elevado; nós nos auto sabotamos, às vezes ? Quando tentamos, por exemplo, perder peso, ou aprender a ler mais rapidamente, frequentemente, nós nos “boicotamos”, e caímos de volta para nossa “zona de acomodação”, com pouco ou nenhum progresso.

4-Porquê curar-se, às vezes, leva tanto tempo ? A gripe renitente que não nos quer deixar, o osso fissurado ou quebrado que, simplesmente, não quer solidificar, a enxaqueca ou a dor que fica, e fica. Às vezes esses males simplesmente não querem nos deixar. 

Porquê ? 

A razão disso está no sistema energético do corpo. A causa verdadeira é aquilo que é comumente chamado de “auto sabotagem”. É a razão pela qual, às vezes, tornamo-nos nosso maior inimigo, e não conseguimos atingir “aqueles níveis mais altos ou melhores” que desejamos tanto.


REVERSÃO PSICOLÓGICA

Adicionalmente a esses exemplos acima, também é a razão pela qual as pessoas tentam, em vão, ganhar mais dinheiro, ou fracassam em inúmeros outros objetivos, mesmo que saibam ter as habilidades para atingi-los. Também contribui para bloqueios psicológicos (tais como “bloqueio de escritor”), e limitações de aprendizado (como dislexia). Antes dessa descoberta a aparente incapacidade das pessoas em fazer progressos em áreas que são, obviamente, importantes para elas, era atribuída a tais coisas como “falta de força de vontade”, “motivação fraca”, “falta de poder de concentração”, ou outras formas de supostos defeitos de caráter. Mas não é nada disso. Existe uma outra causa, e ela pode ser corrigida. 

A “Reversão Psicológica” (ou, abreviada, PR=”Psychological Reversal”) é tal causa. Trata-se de uma descoberta muitíssimo importante e prática, que passa a ser considerada em várias disciplinas. É crucial em psicologia, medicina, dependências, redução de peso, e incontáveis campos de desempenho, inclusive esportes e performance de negócios. Quando “PR” está presente, pouco ou nenhum progresso é conseguido.

PROBLEMA DE RESPIRAÇÃO DO OSSO CLAVICULAR

Em alguns poucos casos, talvez 5%, ocorre um tipo único de desorganização energética no corpo, que impede o bom funcionamento da Receita Básica. As explicações para isto extrapolam o escopo deste post, mas podemos mostrar como corrigir essa anomalia. È  chamado de Problema de Respiração do Osso da Clavícula, não significando que haja algo de errado com a clavícula ou com a respiração. Com efeito, foi chamado assim devido ao procedimento corretivo. O exercício requer aproximadamente 2 minutos para ser executado, e pode abrir o caminho para uma operação normal da Receita Básica, que não estava funcionando.


EXERCÍCIO DE RESPIRAÇÃO DO OSSO DA CLAVÍCULA
Mantenha seus cotovelos e braços longe de seu corpo, de modo que a única coisa que toca são as pontas de seus dedos e nós dos dedos. Coloque dois dedos de sua mão direita sobre o ponto de osso da clavícula (POC) direito. Com dois dedos de sua mão esquerda bata, contínuamente, enquanto faz os seguintes 5 exercícios de respiração: Inspire até a metade, e segure durante 7 batidas Inspire até encher os pulmões, e segure durante 7 batidas ;Expire até a metade, e segure durante 7 batidas ;Expire até esvaziar os pulmões, e segure durante 7 batidas ;Respire normalmente durante 7 batidas; Coloque os dois dedos de sua mão direita sobre o ponto de osso da clavícula (POC) esquerdo, e, enquanto estiver, contínuamente, batendo no ponto com 2 dedos de sua mão direita, faça os 5 exercícios de respiração. Em seguida, inverta o processo;Finalmente, curve os dedos de sua mão direita de modo que as juntas da segunda falange, ou “nós” se tornem proeminentes, dobrando o polegar para dentro da mão. Então coloque os “nós” dos dedos no ponto de osso da clavícula (POC) direito, e bata no ponto , contínuamente, enquanto fizer os 5 exercícios de respiração. Repita isto colocando os “nós” dos dedos da mão direita sobre o ponto de osso da clavícula esquerdo. Você está na metade do seu exercício. Você completa o exercício do ponto do osso da clavícula, repetindo o  procedimento inteiro, utilizando as pontas dos dedos e “nós” dos dedos da mão esquerda.


QUE SÃO AS TOXINAS ENERGÉTICAS?

Estamos vivendo em um mundo contaminado. Abra qualquer caixa de qualquer produto industrializado, seja, de higiene, limpeza, comida, remédios; Todos eles vão ter contato com meu corpo quando for tomar banho, comer, escovar os dentes, limpar a casa;  Eles penetrarão no meu sistema através das membranas sensíveis de minha boca/pele/mãos/cabelos. Pergunto-me quantos produtos químicos nocivos encontram o caminho para dentro de nossos corpos por intermédio de coisas deste tipo? Deve ser uma lista intimidante, e, até agora nem sequer saímos de casa. 

A água que sai das torneiras contém mais uma lista de substâncias tóxicas. Ainda assim nós tomamos banho com ela, cozinhamos com ela, e fazemos o café da manhã com ela. Resíduos químicos do sabão com o qual lavamos nossas roupas entram em contato com nosso corpo, o dia inteiro. Dormimos entre lençóis que têm esses mesmos resíduos. 

Depois têm purificadores de ar químicos, e desodorantes em nossas casas e escritórios que cheiram bem, mas o fazem às custas de encher nosso ar com substâncias estranhas. Comemos pipocas rançosas e super salgadas nos cinemas. 

Tomamos refrigerantes que não são nada além de coquetéis químicos. Consumimos quantidades enormes de açúcar refinado. 

Nossos alimentos são repletos de corantes, estabilizantes, conservantes e pesticidas, em número capaz de competir com uma pequena lista telefônica. Ingerimos álcool, nicotina, aspirina, antihistamínicos e inúmeras drogas. 

Respiramos gases de escape de nossos carros, fumaças industriais;. Em poucas palavras, defrontamo-nos com um arsenal de agentes de intrusão químicos 24 horas por dia. Conforme disse, estamos vivendo em permanente contaminação.

UM TIPO DIFERENTE DE ALERGIA

Nossos corpos estão capacitados a neutralizar os efeitos de toxinas e, pensando bem, estão fazendo um trabalho admirável. Cedo ou tarde, esse ataque constante se manifesta em nossa saúde. As alergias estão entre as reações mais comuns que temos contra todas essas substâncias tóxicas. Feridas, urticárias, e grande número de problemas ,são alguns dos sintomas de alergia dos quais sofremos. Comumente se admite que as alergias são causadas químicamente. Isto é, essas toxinas causam reações químicas em nossos corpos que são, por sua vez, responsáveis pelos sintomas irritantes; Mas, existe um tipo diferente de alergia que precisa ser citada aqui. Ela não irrita necessáriamente a química interna do nosso corpo, e, por isso, não se enquadra na definição clássica de alergia. É parecida á uma alergia que irrita nosso sistema energético. Por falta de um termo melhor, a chamamos de “toxinas energéticas”.

MANEIRAS DE EVITAR AS TOXINAS ENERGÉTICAS

Se você experimentou repetidamente EFT com pouco ou nenhum sucesso, se você lidou, exaustivamente, com todos os aspectos envolvidos no problema,  aplicou EFT aos eventos específicos que podiam estar subjacentes ao problema e não obteve resultados, então, a possível causa do insucesso é alguma forma de toxina energética que irrita seu sistema energético, e compete com esses procedimentos. Não significa que EFT não funciona. Muito pelo contrário, funciona maravilhosamente bem em uma situação apropriada. Existem várias maneiras de se evitar os efeitos das toxinas energéticas, mesmo que não se saiba qual toxina específica pode estar lhe afetando. 

Essas maneiras estão sendo relacionadas abaixo:

1-Desloque-se de onde se encontra. Algumas vezes existe alguma coisa no seu ambiente imediato que está causando o problema. Pode ser uma aparelhagem eletrônica como um computador ou TV, ou podem ser emanações de seu carpete ou de seu sistema de ventilação. Talvez você tenha alguma sensibilidade à cadeira na qual está sentado, ou então o quarto que você está ocupando foi pintado recentemente. Então, o mero deslocamento pode afastá-lo de algum agente ofensivo.

2-Você poderia também levantar-se, e ir em outra parte no cômodo no qual se encontra. Se isto não resolver, então vá para um outro cômodo ou vá para fora de casa. Já que EFT leva tão pouco tempo para ser executado, você pode deslocar-se para vários lugares, e testar sua eficácia. Se você obtiver resultados depois de ter-se deslocado, pode ficar seguro que você se afastou de alguma toxina ao seu sistema energético. Enquanto, virtualmente, qualquer coisa pode ser tóxica para nosso sistema energético, existem alguns itens que apresentam maior incidência como causadores de toxinas. 

Podem ser ou podem não ser causadores de toxinas para você, mas eu os listo porque são causas bastante comuns: Perfumes/aromas, Açúcar refinado, Álcool ,Ervas aromáticas fortes, Café, Nicotina Trigo, Laticínios, industrializados (comida, higiene, limpeza), Cafeína, Pimenta; 

Como saber quais alimentos podem estar irritando seu sistema energético o suficiente para inibir o bom funcionamento da “Receita Básica”? Não há como. Mas se você for eliminar todas essas substâncias  de sua dieta durante uma semana há boa chance de que a “Receita Básica” passe a funcionar com eficácia.

3-Se isto, ainda assim, não funcionar, então pergunte a si mesmo intuitivamente o que poderia ser a causa. Sua intuição muitas vezes é precisa. Todos estão expostos á toxinas, mas isto não significa que elas vão interferir com essas técnicas. Pelo contrário, a maioria das pessoas não é suficientemente afetada pelas toxinas energéticas a ponto de deixar de lado esses procedimentos maravilhosos.

O VALOR DA PERSISTÊNCIA

A persistência, ela própria, pode servir para neutralizar os efeitos de muitos desses impedimentos. Com persistência, você executará a “Receita Básica”, a diferentes horas durante o dia, dentro e fora de casa, no escritório/trabalho, usando diferentes roupas e tendo feito refeições com alimentos diferentes. Isto significa que seu meio-ambiente tóxico mudará constantemente, e você provavelmente encontrará uma ou mais janelas de tempo em que as toxinas energéticas (supondo que sejam um problema para você) não se interpõem aos resultados do EFT. Também o problema que exige o exercício de respiração do osso da clavícula não está sempre presente. Vai e volta, e a persistência provavelmente encontrará uma janela de tempo em que o exercício não é necessário (supondo que seja mesmo necessário para você). 

E com persistência você executará repetidamente o “Preparo”, e focando “Aspectos”, lidando portanto, rotineiramente, com a maioria dos problemas apresentados por esse fenômeno. A questão é que a persistência compensa. Se você aplicar a “Receita Básica”, diligente e persistentemente, á qualquer problema que seja de seu interesse, você conseguirá melhorar seus resultados com EFT, sem ter que lidar com as tecnicalidades desses impedimentos. Você terá ainda melhores resultados se você for endereçar o EFT a todos os eventos específicos de sua vida, que podem contribuir para os problemas dos quais você está querendo livrar-se.

A SEQUÊNCIA

A Sequência é a peça principal da “Receita Básica”. É o fator de maior contribuição para “derrubar todos aqueles pinos emocionais”, após do “Preparo” de tê-los colocado em posição. Ainda que não possamos eliminá-la, geralmente, poderemos encurtá-la. 

Fato é que os meridianos de energia que circulam pelo nosso corpo estão todos interligados, e podemos dizer que, batendo em um meridiano muitas vezes se ativa um outro. Assim, por tentativas e erros, descobre-se que batendo em menor número de meridianos, via de regra, traz o resultado desejado. 

Podemos começar com PIS (Ponto Início da Sobrancelha) e paro com PEA (Ponto Embaixo da Axila). Continuar a bater na ponta dos dedos e na mão, geralmente, não é necessário.

Os toque são feitos com a ponta do dedo indicador e o dedo médio de qualquer mão, mas também pode usar a palma da mão ou todos os dedos, permitindo abranger mais pontos de acupuntura.São realizados 8 a 10 batimentos sobre cada ponto de energia (veja os pontos nas imagens abaixo), com um ou dois dedos ou mais. Os batimentos devem ser firmes como se tratasse de um pequeno martelo , mas não tão fortes de modo a não machucar-se. Comece num ponto e depois passe ao seguinte.



O PROCEDIMENTO DE PAZ PESSOAL ~ Por Gary Craig

” Olá a Todos

O “Procedimento de Paz Pessoal” que estou em vias de revelar a vocês, não é só uma maneira de se “sentir um pouco mais em paz”. Com a compreensão apropriada, essa técnica deveria tornar-se a ferramenta básica para a cura de todas as pessoas no mundo. Cada médico, terapeuta, conselheiro espiritual e monitor de autoajuda no mundo deveria utilizá-la como principal meio para ajudar a outrem (e a si mesmos). Essencialmente, o Procedimento de Paz Pessoal implica fazer uma lista de cada perturbador EVENTO ESPECÍFICO na vida da pessoa, e de eliminá-lo, sistematicamente, com EFT. Ao fazer isto diligentemente, podemos “erradicar cada árvore negativa de nossa floresta emocional”, e assim neutralizar as maiores causas de nossos males emocionais e físicos. Isto, naturalmente, encaminha cada indivíduo em direção à paz pessoal, o que, a seu turno, pode contribuir para a paz mundial. 

Aqui algumas maneiras de utilização:

1. Como “dever de casa” entre as sessões com um médico ou terapeuta. É uma maneira segura para acelerar e aprofundar o processo de cura.

2. Como rotina diária para livrar-se dos resíduos emocionais acumulados durante toda a vida. Isto melhora a auto- estima, reduz a insegurança, e propicia um profundo senso de liberdade.

3. Como meio de eliminar o maior fator contribuinte (se não for a causa única) de uma doença grave. Em alguma parte dentro dos eventos específicos de uma pessoa há tais raivas, medos e traumas, que se manifestam como doenças. Ao focar todos os eventos, é provável que você cubra os responsáveis pela doença.

4. Como um substituto útil para encontrar questões cruciais. Se você neutraliza todas as questões específicas, você terá automáticamente incluído as questões cruciais.

5. Como um meio de relaxamento consistente.

6. Para tornar-se um exemplo para os outros daquilo que é possível conseguir. Este conceito simples deveria agitar toda a área de atividades de cura. Posso sumarizá-lo em uma única frase

A MAIORIA DOS PROBLEMAS EMOCIONAIS E FÍSICOS É CAUSADA, TOTAL OU PARCIALMENTE, POR NOSSOS EVENTOS ESPECÍFICOS NÃO RESOLVIDOS, SENDO QUE QUASE SEMPRE ELES PODEM SER FACILMENTE TRATADOS POR EFT. 

Se cada terapeuta e paciente fosse adotar esse paradigma; (1) aumentariam dramaticamente os índices de cura, enquanto (2) diminuiriam radicalmente os custos. Note que esse conceito ignora completamente as soluções químicas, tais como as que são propostas pelo modelo médico. Isto porque eu vi, repetidamente, progressos em pacientes, nos quais os remédios e outras soluções químicas falharam redondamente. 

Contudo, não quero dizer que os medicamentos, a alimentação adequada, e coisas afins não tenham validade. Na verdade, têm. Muitas vezes são de vital importância. Em minha experiência, no entanto, nossos eventos específicos não resolvidos estão mais próximos da causa fundamental da doença do que qualquer outra coisa. 

Por conseguinte, merecem nossa atenção primordial. Como é óbvio isso tudo . Os praticantes experimentados de EFT estão bem conscientes da capacidade de EFT limpar radicalmente os eventos negativos específicos de nossa parede mental. Esta é a área na qual conseguimos nosso mais alto índice de sucesso. Até agora, contudo, focamos nossos esforços naqueles eventos negativos específicos subjacentes a um mal tal como uma fobia, dor de cabeça ou incidente traumático. Isto é bom, muito bom e deveríamos continuar a fazê-lo. Por outro lado, porquê não utilizar EFT em TODOS os eventos específicos que estão subjacentes às questões mais generalizadas (ainda assim, MUITO importantes), tais como  Autoestima ,Ansiedade Depressão, Insônia crônica, Dependências, Compulsões, Sentimentos de abandono. 

Na medida em que você for eliminar a bagagem emocional de seus eventos específicos, naturalmente, terá conflito interno cada vez menor com o qual seu sistema têm que lidar. 

Menos conflito interno se traduz em maior nível de paz pessoal, e menor sofrimento emocional e físico. 

Para muitos, esse procedimento, provavelmente, representará o completo fim de questões que duraram a vida toda, e que outros métodos não conseguiram nem identificar. O mesmo também vale para os males físicos. Estou me referindo á tudo, de dores de cabeça, dificuldades respiratórias e desordens digestivas a AIDS, Esclerose Múltipla a Câncer.


BENEFÍCIOS COMPROVADOS DA EFT

Está sempre mais aceita a noção de que nossas doenças físicas são causadas, integral ou parcialmente, por raivas não resolvidas, traumas, sentimento de culpa, pesar, e outros afins. Tive muitas discussões com médicos nesses últimos anos, e sempre mais deles concordam com que os ressentimentos emocionais são a principal causa de doenças graves. 

Até então, contudo, não havia um modo eficaz de eliminar esses “bandidos da saúde”. Podemos mascará-los com medicamentos, por certo, mas verdadeiras curas têm sido raras. Felizmente, EFT  agora representa um instrumento fácil e elegante que auxilia o terapeuta sério a “matar as causas-raízes” da doença, ao invés do paciente. 

O que estou partilhando aqui NÃO é um substituto para o treinamento EFT de qualidade, NEM é um substituto para a ajuda de qualidade de um praticante de EFT qualificado. Trata-se de um instrumento que, utilizado adequadamente por qualquer pessoa que esteja motivada realmente á se desbloquear e sanar seus problemas emocionais, é capaz de dar alívio com amplo efeito (treinamento de qualidade e assistência qualificada aumentarão sua eficácia). Sua simplicidade e eficácia de amplo efeito o tornam candidato a se tornar o método obrigatório para qualquer um que procure ajuda mesmo para os problemas mais graves. 

Eu sei que esta é uma afirmação arrojada, mas eu estou fazendo isso há mais de uma década, e vi resultados tão impressionantes em variedade tão ampla de problemas, que essa afirmação se torna fácil, senão essencial, de se fazer. O método aqui é simples (eu suponho que você já saiba como aplicar EFT);

1. Faça a lista de todos os eventos específicos perturbadores e desagradáveis que você consegue se lembrar. Se você não conseguir encontrar ao menos uns 50, você não deve ter se aplicado a fundo, ou então você tem vivido em outro planeta. Muitas pessoas conseguirão encontrar centenas.

2. Enquanto estiver fazendo a lista, você poderá achar que alguns eventos não lhe parecem mais causar desconforto atualmente. Relacione-os assim mesmo. O mero 79 fato que você se lembrou deles sugere uma necessidade de solução.

3. Dá a cada evento um título, come se se tratasse de um minifilme. Exemplos: Meu pai perdeu o emprego – Furtei o relógio de Y – Tropecei e quase cai na rua – Minha classe de terceira série me ridicularizou quando tive que fazer aquele discurso – Minha mãe deixou de falar comigo porque discordei frontalmente dela em uma questão importante-  – A senhora X disse-me que eu era estúpida.

4. Quando a lista for completa, escolha as maiores “sequoias na sua floresta negativa”, e aplique EFT a cada uma até que você possa rir a respeito do assunto, ou “não possa mais pensar nele”. Fique atento para reparar nos aspectos que podem emergir, e trate-os como se fossem árvores separadas em sua floresta negativa. Em seguida, aplique EFT a cada um deles. 

Cuide para insistir em cada um deles até que estejam completamente resolvidos. Se você não conseguir identificar intensidade emocional em um determinado filme, você deve supor de que esteja reprimindo o assunto, e terá que aplicar 10 rodadas de EFT para cada ângulo ou perspectiva que você conseguir pensar dele. Isto lhe dará um elevada probabilidade de resolvê-lo. Depois de ter “cortado as grandes sequoias”, passe às maiores árvores restantes.

5. Faça ao menos um filme (evento específico) por dia, preferencialmente, durante 3 meses. Leva somente alguns minutos por dia. Nesse ritmo, você terá resolvido 90 a 270 eventos específicos em 3 meses. Então repare como seu corpo se sente melhor. Repare também como seu “nível de irritabilidade” se reduziu. Repare como seus relacionamentos melhoraram, e como muitos daquelas questões de sua terapia simplesmente parecem ter desaparecido. Reexamine alguns daqueles eventos específicos, e repare como aqueles incidentes, anteriormente intensos, se esvaneceram em nada. Repare também em qualquer melhora em sua pressão sanguínea, em seu pulso, e na sua capacidade respiratória. Eu estou lhe pedindo para reparar essas coisas, porque, se não o fizer, a cura de qualidade à qual você acabou de se submeter poderá lhe parecer tão sutil que você talvez nem a note. Você poderá ser tentado a dizer: “Bem, de qualquer modo, nunca foi um grande problema…” Isto acontece repetidamente com EFT, e é por isso que eu chamo sua atenção para este fato.

6. Se você estiver tomando remédios, poderá sentir a necessidade de interromper seu uso. Por favor, faça isto SÓMENTE se um médico qualificado assim o permitir. É minha esperança de que o Procedimento de Paz Pessoal possa tornar-se uma rotina aplicada no mundo todo. Alguns minutos por dia farão uma diferença monumental no desempenho escolar, nos relacionamentos, na saúde e na qualidade de vida. Mas essas palavras não têm significado até que VOCÊ coloque a ideia em prática.

Paz Pessoal a todos. Gary.

QUAIS SÃO AS EXPECTATIVAS?

À medida que você for aplicar EFT conforme as instruções acima, seus desejos compulsivos deveriam reduzir-se já a partir do primeiro dia, e tornar-se sempre mais suaves, e menos frequentes com o passar dos dias. Com o tempo, você deverá ter se livrado de seus desejos compulsivos, e as substâncias envolvidas passarão a causar-lhe repulsa. Você estará livre. Suas atitudes com relação a isto terão mudado, e você passará a se perguntar como você pude ter satisfação naquilo. Esses são, naturalmente, sinais saudáveis. Quando você chega a este ponto, você deveria continuar com a inteira rotina diária por alguns dias, para garantia. Uma vez que a dependência foi quebrada, no entanto, você ainda não é imune contra reincidência de adição.

Algumas dúvidas:

1- Será que os benefícios alcançados vão permanecer?

De um modo geral os resultados alcançados permanecem, especialmente na área emocional. Para as curas físicas, os resultados são bastante duradouros também.

2- Será que os resultados da EFT são como o efeito Placebo?

O efeito placebo exige que o paciente acredite no processo e esse não é o caso da EFT. A EFT funciona acreditando nela ou não. –

3-Existem efeitos colaterais negativos?

Se compararmos com a maioria de outros processos, a EFT é bastante suave e raramente causa efeitos colaterais. No entanto, não entre em temas muito carregados de emoção e traumas muito profundos se você não tiver a experiência suficiente. Procure um profissional para o caso. 


O Método EFT “Técnica de Libertação Emocional” criado por Gary Craig.

Vantagens

1-uma única sequência para todos os problemas se torna mais fácil e prática para qualquer pessoa realizar

2-casos mais simples são resolvidos com sucesso com esse método

Desvantagens

1-um problema mais complexo é mais difícil de ser tratado, por não se utilizar uma sequência específica para cada caso.

2-sendo uma única sequência, em alguns casos são necessários mais de 50 rodadas para que se elimine um problema complexo definitivamente, por se tratar de uma sequência sem variação.

3-há casos onde os meridianos estão bloqueados por presença de toxinas no corpo da pessoa, e nesses casos, somente a identificação e neutralização dessas toxinas solucionaram o problema.


CONCLUSÃO E NOTA DO BLOG

Atualmente, vivemos em um mundo repleto de violência, formatações impostas pela sociedade que nos desestabilizam e auxiliam no desenvolvimento de patologias emocionais cada vez mais graves, os valores errôneos que nos impulsionam e influenciam para adquirirmos cada vez mais bens materiais e consumir coisas que não precisamos e assim trabalharmos cada vez mais sem aproveitar a vida como ela merece ser aproveitada, o absoluto imperialismo do individualismo, a falta de amor por si mesmo e pelos outros, a falta de equilíbrio emocional nos relacionamentos interpessoais e amorosos, as cobranças, as mentiras sociais e para nós mesmos, caracterizando tudo isso em um comportamento de “avestruz”.

A paciência das pessoas está por um fio, e os pensamentos perturbados tomam conta da mente nos momentos de tensão. A fuga dos problemas muitas vezes levam ao vício, uma porta de entrada para um caminho mais distante ainda da paz de espírito.

Muito se fala hoje em dia sobre as várias novas técnicas de terapia natural, todas dentro do que se chama terapia holística. Cada vez mais entende-se que há uma ligação, ou melhor, integração, entre corpo, mente e espírito, e que não se pode tratar nenhum deles em separado. Somos  seres integrais, e devemos ser tratados assim.

Dentre as inúmeras variantes da terapia holística, está o que se vem chamando de medicina energética, ou até psicologia energética. Entende-se que a matéria nada mais é do que energia condensada e que, se buscarmos meios de cura através da energia, podemos mudar a matéria. Entre elas, houve o estudo da cinesiologia e da PNL, ou Programação neuro-linguística. Se você passa por alguma dessas situações, busque formas de se conhecer e se curar através de si mesmo. 

A EFT é mais uma ferramenta e é absolutamente de graça, não invasiva, limpa e que depende da sua vontade e empenho, mais do que qualquer outra coisa e tem esta finalidade, o restabelecimento do equilíbrio do seu corpo energético, para que você possa viver em paz e harmonia consigo mesmo e com o próximo. Um aspecto interessante da EFT, diferentemente de tantas terapias, é que ela não objetiva um diagnóstico. Você não precisa saber exatamente o que tem para conseguir a cura. Ao contrário, dentro da EFT você deve, sim, fazer um trabalho investigativo, mas para abrir portas das possibilidades. Se encontra algo lá dentro, começa a limpeza energética. Se não encontra nada, fecha a porta e abre a seguinte. Por ser uma técnica simples, a EFT é capaz de limpar o trauma ou o bloqueio, sem que seja necessário caracterizar o problema.  

O importante é que, com isso, você chega a se auto conhecer.

Outro ponto importante, também, é não criar expectativas. Muitas vezes você pode criar um quadro de ansiedade só por esperar que a técnica vá lhe trazer a cura. Isso é contra producente. Não dependa das soluções. Deixe que elas brotem naturalmente de você, à medida que você for reconquistando o equilíbrio energético.

Orientamos que todos sempre consultem especialistas para ouvir opiniões, sejam médicos, terapeutas holísticos e pessoas capacitadas em terapias alternativas, para um diagnóstico mais completo. O mais importante é sabermos que, mais do que terapias, métodos e terapeutas, nós temos um mestre interior que nos auxilia sempre que decidimos entrar de verdade em contato com ele e, que sem a nossa Vontade de realizar algo, nenhuma terapia funciona.

EQUIPE DA “LUZ É INVENCÍVEL”

****************************************************************************************************************

BAIXE O MANUAL GRÁTIS SOBRE AS TÉCNICAS DE EFT
Alguns Livros de EFT




*******************************************************

 





Postagens mais visitadas no mês

Postagens mais visitadas

Pesquisar por assunto