Tradutor

22/10/2016

Gatos: nas Redes Sociais revelam onde vivem seus donos.


Experimento da Universidade da Flórida reúne em um mapa global imagens geolocalizadas de felinos publicadas no Instagram e Flickr.

Por causa da popularidade dos gatos na internet, um professor da Universidade da Flórida decidiu fazer um experimento curioso. A partir de APIs (Application Programming Interface, ou interface de programação de aplicações) de serviços como Instagram, Flickr e Twitpic, o acadêmico reuniu em um mapa global fotos geolocalizadas de felinos que "entregam" onde vivem seus donos. 


Segundo Owen Mundy, que estuda privacidade e compartilhamento de dados na internet, o projeto I Know Where Your Cat Lives ("Eu sei onde seu gato vive") é uma forma de demonstrar como é fácil rastrear a origem de uma fotografia, o que deve servir de alerta para "status quo do uso dos dados pessoais por companhias pequenas e grandes corporações".

Com base em imagens de gatos publicadas em serviços de compartilhamento de fotos, o sistema extrai coordenadas de latitude e longitude, informações que muitas câmeras registram — especialmente as dos smartphones. O mapa de Mundy exibe um milhão de fotos tagueadas com a palavra "cat". A estimativa do acadêmico é que mais de 15 milhões de fotos de gatos ou relacionadas a felinos já tenham sido publicadas no Instagram, Flickr e Twitpic.

As fotos são exibidas em um mapa, mas não revelam um endereço específico — apenas a vizinhança. Segundo os dados do I Know Where Your Cat Lives, o Brasil é o quarto país com mais fotos de gatos publicadas na rede, atrás de Estados Unidos (1º), Rússia (2º) e Grã-Bretanha (3º). No ranking das cidades, São Paulo aparece na segunda posição, atrás somente de Nova York.

Fonte: revista Veja.




Postagens mais visitadas no mês

Postagens mais visitadas

Pesquisar por assunto